segunda-feira, agosto 30, 2004

Adeus Atenas 2004

Fotini Papaleonidopoulou, 10 years-old, carries a lantern with the light taken from the cauldron flame during the closing ceremonies of the Athens 2004 Summer Olympic Games on August 29 © GETTY IMAGES/Scott Barbour
Lá vai a chama que iluminará Beijing em 2008.
Que não nos esqueçamos dela nos quatro anos que estão para vir.
Nem dos ideais que norteiam os jogos.
Nem dos desportistas que vivem para além desta semana apoteótica.
Nem que há mais desporto para além do futebol.
Nem…
Até lá!

3 comentários:

Frater Caerulus disse...

Mas será que as olimpíadas são mesmo o que parecem?

Gualdim_paes disse...

O que é que uma cidade precisa para poder receber uma edição dos Jogos Olímpicos? A resposta do programa Panorama BBC é clara: dinheiro para comprar os votos do Comité Olímpico Internacional.

A investigação começou há um ano e conduziu os jornalistas britânicos à Bulgária. Os repórteres afirmaram ser representantes de uma empresa com interesses económicos no Reino Unido que gostaria de ver os Jogos de 2012 em Londres.

Um intermediário de origem sérvia marcou o encontro com Ivan Slavkov, um membro búlgaro do comité olímpico. Feitas as apresentações o intermediário explica como se processa a compra de votos.

Por 3 milhões e 400 mil euros, o intermediário garante conseguir o voto favorável de 20 membros do comité Olímpico e afirma que esta é uma prática comum na organização. O sérvio vai mais longe e garante que todas as cidades candidatas à organização dos Jogos de 2012 já tentaram comprar votos.

A proposta dos jornalistas não passou de uma encenação, que tentou provar que apesar de todos os esforços para pôr fim à corrupção no seio do Comité Olímpico, a compra de votos continua a ser uma realidade.

A investigação irritou a direcção do Comité Olímpico que já ordenou a abertura de um inquérito. Ainda sem conclusões, a reportagem só é exibida esta noite, mas as reacções de todas as partes já se fizeram ouvir. Os dois homens que surgem na reportagem da BBC acusam os jornalistas de má conduta. O grupo que organiza a candidatura de Londres aos Jogos olímpicos de 2012 recusa qualquer envolvimento e garante que nunca tentou comprar votos.


De sério no desporto hoje em dia... só quando pegamos na nossa bicicleta e vamos pelo campo a passear, quando jogamos à bola na praia ou subimos uma montanha num grupo de amigos... melhor do que uma medalha comprada não?

Frater Caerulus disse...

Epá! Que desencanto. Tou que nem posso...
Vou pensar em qualquer coisa relevante para dizer e já volto cá