sábado, agosto 07, 2004

Da república

A minha geração foi, por alguma razão ou razões que o tempo se encarregou de obscurecer, marcada pelo MEC. Julgo recordar que a páginas tantas ele exultava em como os bifes têm uma expressão bestial - commonwealth, que significa algo como "riqueza comum" para designar a sua ligação às ex-colónias, enquanto nós temos apenas o acrónimo desajeitado CPLP.

Ora, com o tempo, a probabilidade - fraca - das boas ideias tem mais oportunidades de se concretizar e eu hoje apercebi-me de que commonwealth não é mais do que a tradução bifa do latim res publica - república. A oposição entre república e monarquia, que é o fulcro do seu significado dominante na nossa linguagem contemporânea, há de ter uma génese interessante. Afinal, a monarquia - exceptuando o absolutismo - é apenas uma forma de gerir a coisa pública, ou seja, uma modalidade de república.

Há algo de inquitante na possibilidade assim manifesta de o todo e uma das suas partes involuirem para uma oposição dualista. Decadência, estreitar de horizontes.

1 comentário:

Frater Caerulus disse...

A propósito de república, e seguindo a ligação à wikipedia, acabei por ir dar ao sítio do parlamento e mergulhei nos debates parlamentares tidos pela Câmara dos deputados da 1ª república. Uma jóia...do parlamento!
http://debates.parlamento.pt/
Como diriam os senhores deputados da época, à laia de cumprimento afectuoso,
Saúde e Fraternidade