sexta-feira, agosto 13, 2004

Paternidade

Fui incitado por uma mente feminina (imaginem) a escrever um artigo sobre a minha experiência de paternidade (pelo menos nasceu lá em casa como diria o meu pai).
Acho que se pode resumir em: "Carros desportivos, barcos e casas com piscina... é bom ter amigos que os tenham".
Das primeiras considerações a fazer é (tendo a ética, moral e questões legais à parte):o aborto só pode ser feito enquanto ainda não nasceu... depois disso, amigos, só um pequeno acidente doméstico, rodoviario, you name it, pode resolver o problema.

Mas nem tudo é mau, muitas alegrias nos dão... cada vez que adormecem... e isso pode dar azo a varias alegrias numa só noite. Que felicidade!
Há outras alegrias momentaneas e são tantas que me faltam as palavras: a primeira vez que descobre como se partem comandos de televisão, que nos obriga a faltar ao trabalho porque está doente, que nos poupa dinheiro em copos á noite porque não podemos sair, etc.
Para além de nunca mais haver 1 minuto de descanço.

É uma experiência fantastica, tipo prisão domiciliaria por uns bons anos sem direito a recurso noutra instância. Mas como gostamos de partilhar a felicidade com os amigos perguntamos: "E vocês? quando? Já começa a ser tempo."

Mas claro que outros o fizeram para que eu pudesse estar aqui a escrever isto... e isso faz-me pensar: não só e justo como agora dou real valor a todos os que produziram, realizaram e levaram até nós os metodos anticoncepcionais... até a famosa dor de cabeça feminina é uma invenção que nos tenta afastar da derradeira fronteira!
E há quem ainda fale em SIDA? Não estou a par do numero de anos medios que se sobrevive à doença (se bem que não se morre dela mas por causa dela) mas quero crer que o numero de anos de sofrimento é menor (se bem que ambas acabem com a morte).

P.S. Estou apenas a fazer humor...não confirmo nem desminto que me identifico com o post.

1 comentário:

Frater Caerulus disse...

Angústia, euforia e conformismo. Eis os três estados que sintetizam a experiência da paternidade.