terça-feira, agosto 03, 2004

Simplicidade ou Big Brother

Um sentimento misto atravessa o meu ser com a nova "invenção" da Galp: O Biopay.
Misto porque mais uma vez sinto orgulho em ser Português num país em não só o futebol interessa pois mais uma vez lança um produto que tal como a via verde em breve (estou seguro) será usado não só por outras industrias como por outros paises... o uso de biometria em pagamentos.... mas porque, por outro lado, aumenta o potêncial controlo sobre nós por terceiros.
Estou em querer no entanto que o que dizem é verdade... que não fazem cópia da impressão digital mas apenas geram um código através da leitura de alguns pontos no dedo. E estou disso convencido por duas razões:
1- Penso que não iriam fazer algo ilegal.
2- O sistema de leitura que usam não me parece "poderoso" o suficiente para fazer um "scan" real e fiavél de uma das nossas assinaturas mais pessoais.

Receios à parte (pois tudo o que integra informação têm esse perigo) admito que a idea me agradou. Hoje já utilizei e foi muito bom não ter de levar dois cartões (Galp Frota e Fast Galp) para efectuar o pagamento mas apenas as mãos.
Quando for possível, como divulgado, fazer o mesmo directamente na bomba então ainda gostarei mais.

Para os que me conhecem já sabem que tal "gadget" seria do meu agrado mas a parte que mais me agrada é a que já referi e que continuo a pensar que é muito importante: o facto de Portugal ser (ao contrário do que muitos julgam) dos países mais avançados tecnológicamente junto ao consumidor (não me refeiro ao Estado e Empresas em geral) e muitas vezes exportar tal conhecimento. Para os que viajam já repararam concerteza como muitos sistemas em paises supostamente mais avançados parecem retrógados em relação aos nossos... Para isso contribui é certo a nossa entrada tardia na corrida... mas também a nossa capacidade de inovação.



1 comentário:

Maelmhaedhoc O'Morgan disse...

Concordo com parte do comentário mas a parte que me agrade em si é de poder juntar dois cartões num apenas dado que também coleciono os mesmos... e pensando bem nem sei para que ;)