sexta-feira, março 11, 2005

Varicela #3

Às 10:30 estava a sair da farmácia, já medicado e prestes a iniciar os meus dez dias de quarentena.

Falho totalmente em compreender todo o bruá que se faz acerca do sistema de saúde. É uma seca estar doente, concedo, mas penso que se confunde as coisas. Tal como já me havia acontecido com a justiça há uns anos quando a ela tive de recorrer, a máquina estatal da saúde parece-me esplêndida forma.

Suspeito que toda a má imprensa e rumores negativos que circulam são patrocinados pelo grande capital que visa substituir o serviço público.

3 comentários:

Anadil disse...

Uma experiência não é significativa para aferir da falsidade do que se diz sobre o sistema de saúde.
Na semana anterior à tua varicela, uma gripe levou-me ao centro de saúde. Telefonei de manhã e disseram-me que o meu médico não vinha naquele dia, embora fosse suposto algo o tinha impedido de poder comparecer. Assim sendo, podia recorrer às urgências a partir das 20h00, mas convinha estar às 19h00 pois a essa hora distribuem senhas para se arranjar consulta. Cheguei, com febre, frio e dores no corpo às 18h45. A sala de espera estava completamente cheia e não tinha lugar para me sentar. Entretanto arranjei lugar porque às 19h00, quando distribuem as senhas, algumas pessoas abandonam o centro para ir buscar os doentes. Elas só lá estavam para conseguir consulta.
Entretanto consegui consulta por volta das 21h50. Às 22h10 estava na farmácia e às 22h30 em casa. Estava cansada, triste e saturada. Sempre foram cerca de 4horas neste ambiente. E não foi das piores experiências por que passei num centro de saúde.

Enquanto escrevo este post espero pela minha irmã que foi às urgências hospitalares com o filho que tem oito meses. Contava-me ela agora que chegou e a pediatria está cheia de gente. Explicaram-lhe que como o filho já tem mais de sei s meses é atendido no consultório. Previamente tem que fazer a inscrição num guichê onde será chamado para a triagem. Na triagem fazem a análise da gravidade de cada caso e atribuem uma senha de cor: laranja, amarela ou vermelha. O tempo de espera, em função da cor atribuída varia entre 48 minutos e 2h30. Por acaso não sei se, pelo menos, o menor tempo de espera corresponde à maior gravidade da situação.

E pronto, estas são algumas experiências recentes do serviço nacional de saúde. Infelizmente tenho muitas mais, umas boas outras más!

Embirrante disse...

Frater, estou de acordo. A minha experiência também tem sido, até ao momento, positiva.

Quando preciso de uma consulta limito-me a telefonar para o Centro de Saúde e a marcar (geralmente para daí a uma semana, no máximo, raramente precisei de esperar mais). Se houver alguma alteração na data, telefonam-me a avisar e propõem logo uma nova data.

Numa dessas consultas de rotina a médica descobriu que eu tinha um nódulo e, alguns exames depois, "enviou-me" para o IPO. Daí até ser submetida a uma cirurgia passaram 2 meses (porque não era "urgente"; se o fosse teria sido realizada em 1 ou 2 semanas).

Dúvida: é o sistema que funciona ou somos nós que temos tido "sorte"?

Embirrante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.