E se houvesse uma 'libido mutandis' com expressões legítimas e ilegítimas, sendo a moda e as nãotícias claros exemplos deste último grupo, sendo os penteados e os presidentes as coisas que mudam para que tudo possa ficar na mesma.
O consumo como sucedâneo da individuação e as eleições periódicas como travão à revolução social. O hábito não faz o monge, claro, mas o uso do hábito talvez levasse a libido mutandis a expressar-se em sectores das nossas vidas onde tenha efectivamente um papel válido a desempenhar.
Mais tarde. Um pouco de autocrítica: durante as férias li o Vineland do Pynchon - prometo aqui publicar algumas postas sumarentas assim que tiver tempo de as transcrever. Neste romance, a personagem que emana da totalidade negativa - o acusador Brock Vond - usa o termos 'neofobia' (medo do que é novo) para designar uma condição cujo atenuamento estaria na origem de diversas «patologias sociais». O que faço, no fundo, com esta proposta de pensarmos em termos de libido mutandis é apenas uma rudimentar inversão de perspectiva.
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