domingo, julho 23, 2006

Pop Culture

Já tinha deparado com uma frase de Gandhi no último do Robbie Williams. As leituras de férias levaram-me a identificar também uma de Santo Agostinho. Toda a arte é criada em contexto e joga em tais reconhecimentos, mas por vezes estes não são exactamente os que esperaríamos. Levanta-se assim a questão de saber se existe popalhada posh camuflada no próprio coração do hit parade e, no caso afirmativo, qual a relação entre os seus consumidores que estão ou não habilitados à perversa forma de distinção que consiste em reconhecê-la como tal.
Fui pitagórico enquanto criança: detestava favas.

domingo, julho 16, 2006

sexta-feira, julho 07, 2006

Revivalismo II

Não partilho dos traumas causados pelo Marco a todo uma geração .......... pois... simplesmente o Marco não fez parte da minha infância... nem o Marco nem a mãe de quem tanto ouvi falar ao longo dos ultimos 25 anos. A minha infância televisiva começou com a ilha das crianças e com o chapi chapo mas rapidamente passou para o goldorak que competia com o desenho animado da minha irmã a Candy, sem qualquer hipotese para a Candy. Juntos víamos a Heidi... mas em alemão...Vindos do espaço tinha o capitão Flam, o San ku kai (não liguem ao ganso... está a mais), lembro-me que dava ao sábado e era o meu preferido, e o Ulysses 31, no princípio dos 80´s que dava no canal regional, um produto regional que fez sucesso no mundo inteiro... o Marco da infância da maior parte de vós, não estava lá... infelizmente, só ouvi falar dele quando cá cheguei.. tinha 9 anos. A partir daí temos em comum isto... e do espaço esta série

quarta-feira, julho 05, 2006

O nacionalismo é demasiado bom para que o abandonemos aos fachos. Infelizmente, a nossa intelligentsia tem um reflexo condicionado face ao desporto de massas: ao som do apito do árbitro abocanha de imediato o ganho de distinção. Volta Adorno, estás perdoado.

NOT!

terça-feira, julho 04, 2006

Boaventura de Sousa Santos

"As pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza"

sábado, julho 01, 2006

Agradeço também ao Professor Freitas do Amaral a agradável supresa que foi o seu serviço à pátria como Ministro dos Negócios Estrangeiros do XVII Governo Constitucional. Votos de rápidas melhoras.
Ricardo: para a Inglaterra, o serafim às portas do Éden.