quarta-feira, abril 19, 2006

Ao esticar francamente a corda e ver o V for Vendetta pela terceira vez beneficiei de duas pequenas iluminações que quero partilhar convosco. Julgo que a fotogramas tantos surgirá um El Greco por trás do V na Galeria das Sombras. O azul. A luminosidade espectral das volutas de fumo branco. A figura elongadas e retorcida... Tornou-se-me subitamente óbvio que Max Ponty glosava El Greco ao criar o maço dos Gitanes.

Design de Max Ponty

Mesmo que um texto - neste caso, um filme - não tenha arcaboiço para releituras, revisitá-lo just might reconduzir a nossa consciência por caminhos atípicos e despoletar um processo criativo. Aliás, é disso que gosto nas conferências. Sendo raríssimo interessar-me pelo que um prelector possa ter a dizer, a coisa põe-me no estado de espírito certo para criar o meu próprio texto.

Ah, a segunda iluminação: o vesica pisces e o "Olho de Rá" são uma e a mesma coisa. Parece que muita gente sabe isto mas para mim foi novidade. De qualquer modo, a forma como lá cheguei mostra o quão vão é estudar. Afinal, tudo está disponível para download.

Sem comentários: