segunda-feira, março 06, 2006

Ainda Arrival and Departure

Reconto, de memória e sem sombra de elegância, uma parábola oferecida por Koestler lá para o fim do Arrival and Departure:

Na Grécia antiga, um jovem sentado num calhau junto ao mar traça, apaga e retraça triângulos na areia com a ponta de um pau. O tempo passa e ele continua nisto, obsessivamente. Um homem de barba branca surge do bosque e fica ali parado durante um momento, observando o jovem. A dada altura decide-se a aproximar-se e entabular conversação.

- Boas, jovem, sou Hepatites, poet and stand-up philosopher itinerante, e vinha a atravessar este bosque quando dei contigo. Não pude deixar de reparar que pareces um pouco perturbado. Que se passa?

- Salve, ancião, atormenta-me um sonho que se repete noite após noite. Não consigo parar de pensar nisso e só encontro algum alívio rabiscando estes triângulos na areia. Deixa que to conte: estou nas olimpíadas e o meu amigo Diabetes, que compete no lançamento do disco, vai actuar. Ele lança o disco com muita força mas na direcção errada. Vejo com preocupação que vem em direcção à minha cabeça. Desvio-me e constato que atingiu a minha mulher, mas ela não parece desagrada. Então, acordo encharcado em suores frios.

Hepatites riu e disse:

- Tens sorte, rapaz: ganho a vida a ajudar as pessoas a resolver os seus problemas pessoais e já compreendi do que sofres. Por um dracma posso bem ajudar-te a sair desse imbróglio.

Esperançado de encontrar algum alívio, o jovem deu o dracma a Hepatites. E este explicou-lhe:

- Pois bem, ao invés de te estares a atormentar pensando sempre em triângulos, o melhor que tens a fazer é ir para casa e interrogar os criados acerca da conduta da tua mulher quando te ausentas.

E assim fez o Pitágoras, pois era ele o jovem. Inteirou-se do que se passava e deu uma boa coça na mulher. Passou a sentir-se muito melhor. Nunca mais teve o sonho ou se sentiu compelido a pensar em triângulos. Este final feliz teve, contudo, um efeito colateral preocupante: a humanidade nunca veio a descobrir a relação entre os comprimentos dos catetos e da hipotenusa.

Sem comentários: